segunda-feira, 12 de setembro de 2011

Clima


O clima predominante na região é o continental, mas podendo ser encontrado até mesmo o clima frio de alta montanha, embora somente nas partes mais elevadas da cordilheira.
Na Armênia, o clima é continental com fracas precipitações e grande amplitude térmica anual, chegando a haver variações de até 31ºC. No entanto, o inverno nesse país é muito rigoroso, com temperaturas médias de -6ºC no mês de julho.
Na Geórgia, no interior do país, predomina o clima continental e, na região oeste voltada para o mar Negro, o clima é mediterrâneo, o que permite o cultivo de uvas, chá e frutas cítricas.
O Azerbaijão, a exemplo da Armênia e da Geórgia, também possui clima continental, com baixa precipitação e grande amplitude térmica anual. As regiões costeiras do mar Cáspio se beneficiam igualmente de um clima mediterrâneo, permitindo o cultivo de chá, frutas cítricas e etc. em vista das baixas precipitações, há áreas de terras irrigadas onde se cultivam algodão e cereais e, nas áreas de clima semi-árido, realiza-se a criação de ovinos e caprinos por intermédio da transumância (que consiste em deslocar os animais das planícies para às montanhas no verão e das montanhas às planícies no inverno).

Nenhum comentário:

Postar um comentário