segunda-feira, 12 de setembro de 2011

Hidrografia, relevo, agricultura e curiosidades



  • Hidrografia

A área não possui grande abundância quanto à hidrografia: vale apenas citar a bacia do rio Kuban (de arredores com terras férteis), incluem o rio Don, Kuma e o Terek, junto com o do canal Volga-Don, que é a principal rota de transporte hidroviário na região. Pela pouca quantidade de rios, conseqüentemente não possui um bom potencial hidrelétrico.

  • Relevo
A cordilheira do Cáucaso é uma área bastante montanhosa, que culmina no monte Elbrus, protegendo todo o restante da região do ar polar vindo do norte.


  • Agricultura
A agricultura é um setor de extrema importância para os países do Cáucaso, onde produtos como arroz, trigo, algodão, fumo, frutas e chá são predominantes. Mas vale destacar que a longa duração do inverno em algumas localidades dificulta essa prática.


  • Curiosidades
Na Mitologia Grega, o Cáucaso (ou Kaukasos), era um dos pilares que sustentavam o mundo. Ali, Prometeu (divindade da Mitologia Grega) foi acorrentado por Zeus. O poeta Romano Ovídio situava o Cáucaso na Cítia e descrevia as suas montanhas como frias, pedregosas e personificadoras da fome. No mesmo estilo, há também uma canção, de Lorena McKennitt (cantora e compositora) que descreve vagamente a região (Ride Across The Caucasus).

Nenhum comentário:

Postar um comentário