sábado, 17 de setembro de 2011

Nagorno-Karabakh, região disputada pela Armênia e pelo Azerbaijão

Em 1923, Stálin cedeu ao Azerbaijão a região de Nagorno-Karabakh, pertencente à Armênia, como estratégia para conseguir apoio em suas escaladas políticas nos quadros do Partido Comunista da União Soviética. A Armênia, diversas vezes, por via diplomática, tentou obter de volta a região, mas não obteve sucesso.
No início da década de 1990, apoiada pela Federação Russa, a Armênia invadiu militarmente a região, onde se concentra uma população de ampla maioria de armênios (90%, enquanto azerbaijanos somam 5,3% e russos 2,5%). Esse conflito se estendeu até 1994 e resultou no controle da região pela Armênia até os dias atuais.
O saldo da guerra é estimado em 18 mil mortes, 25 mil feridos e mais de um milhão de refugiados. Ainda hoje, a questão provoca conflitos armados nas fronteiras dos países envolvidos, além de ser alvo de inflamados debates internacionais. Em janeiro de 2005, por exemplo, o Parlamento Europeu publicou um documento condenando a expulsão em massa dos azerbaijanos pelos armênios. Em 2006, foi realizado um plebiscito em que a população local votou pela criação de um estado independente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário