segunda-feira, 12 de setembro de 2011

Vegetação


Quanto à vegetação, à uma predominância da taiga e estepes por seu clima majoritariamente frio. Onde há temperatura ainda mais baixa, há a presença da tundra.
A taiga ocorre geralmente ao sul da tundra. Assentada num solo fino e pobre em nutrientes  submetida a baixas temperaturas, sua vegetação é pouco diversificada, sendo constituída, principalmente, por extensos bosques de pinhos, abetos, larícios, freixos, álamos tremedores e bétulas. Na taiga há pouca vegetação rasteira e, apesar de suas árvores demorarem muito para crescer, abastece, a indústria madeireira e de papel e celulose.
As estepes ocorrem em direção mais ao sul da taiga, numa região mais seca, e empobrece pouco a pouco para dar lugar às vastas estepes semi-áridas, vegetação composta por gramíneas cujas flores aparecem no verão. Durante milênios, a decomposição dessas planas conduziu à formação de um solo rico em húmus e de coloração negra, o tchernozion, que é muito apreciado pelos agricultores.
A tundra trata-se de uma vegetação rasteira, que aparece durante o verão polar, constituída por plantas herbáceas e arbustos. Nas outras estações e períodos do ano, fica recoberta por gelo. As áreas de ocorrência desse domínio recebem pouca luz e pouca chuva e estão submetidas ao clima polar, frio e seco. Como durante a maior parte do ano o solo permanece coberto de neve, abaixo da superfície existe uma camada de solo que sempre permanece congelada, impedindo que as plantas com raízes longas se desenvolvam, o que dificulta seu crescimento em altura.

Nenhum comentário:

Postar um comentário