segunda-feira, 12 de setembro de 2011

Cultura


Por ser uma área de grande diversidade étnica, o Cáucaso possui também uma vasta lista cultural: um exemplo são as diferentes famílias lingüísticas, como indo-europeias, uralianas e caucasianas.


A religião também os separa uns dos outros nesse mei:. há católicos, ortodoxos, sunitas, xiitas e budistas. Como as fronteiras dos países não traduzem necessariamente essa enorme diversidade, a região é fonte interminável de conflitos.


Com a chegada dos antigos gregos, o Cáucaso foi palco de invasões e submetido aos mais variados domínios. Depois da presença dos persas e bizantinos, no século VII, a Geórgia e a Armênia foram invadidas pelos árabes. No século XI a região assistiu à chegada dos turcos e tornou-se cenário de lutas entre otomanos e persas (do século XV ao XVIII). Apesar da repressão para tentar uniformizar a população, nem o posterior domínio russo conseguiram unificar os povos da região.


Durante a Segunda Guerra Mundial, o Cáucaso foi um alvo alemão. Depois, centenas de milhares de chechenos e inguches foram deportados para a Sibéria, acusados pelo então líder soviético José Estaline, que era georgiano, de colaboracionismo com os invasores nazistas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário